Este curso tem como objetivo principal capacitar os participantes a promover a saúde mental e prevenir o comportamento suicida, por meio de estratégias eficazes de prevenção e conscientização, em conformidade com diretrizes da OMS e redes sociais. O curso busca não apenas fornecer informações essenciais, mas também promover a compreensão e empatia em relação às questões de saúde mental.
Ao final do curso você poderá responder com propriedade perguntas como as seguintes:
1. De que maneira o Estado pode atuar visando prevenir o suicídio? E quais os principais desafios enfrentados ao desenvolver e implementar políticas eficazes?
2. Quais as políticas consideradas mais efetivas quando se fala em prevenção ao suicídio?
3. No Brasil, como esse tema vem sendo tratado?
4. Há fatores sociais e psicológicos que levam ao comportamento suicida. Nesse sentido, você acredita que o Estado brasileiro consegue promover outras possibilidades de enfrentamento das dificuldades que os levam a buscar, nesse ato fatal, uma espécie de solução para o seu sofrimento?
5. A população brasileira é plural, mas sabemos que existem grupos mais vulneráveis. Em relação ao suicídio, quais os grupos mais vulneráveis e quais políticas podem ser promovidas para reverter esse quadro?
6. Qual a importância do Setembro Amarelo? Como isso auxilia a quebrar o estigma que envolve o suicídio?
Promoção do bem-estar emocional e resiliência.
Identificação de fatores de risco e de grupos vulneráveis.
Estratégias de apoio e intervenção precoce.
Análise de políticas públicas de prevenção à vida.
Campanhas de conscientização e a importância do Setembro Amarelo.
Combate ao estigma relacionado à saúde mental
Este curso destina-se a profissionais de saúde mental, assistentes sociais, educadores, líderes comunitários, familiares, e qualquer pessoa interessada em promover a saúde mental, prevenir o comportamento suicida e contribuir para uma sociedade mais compreensiva e solidária em relação às questões emocionais.